Pasta de Grão de Bico (Homus)

SONY DSCHá 13 anos venho driblando um diagnóstico de hipoglicemia que seria um aviso que um dia serei diabética, que nem o resto da minha família por gerações e gerações. Sempre estou à procura de comidas que não vão sobrecarregar meu pâncreas. Pasta de grão de bico é uma comida quase perfeita para o diabético ou para quem tem hipoglicemia. Por quê? Porque ele é processado lentamente pelo corpo, e isso não faz com que sua taxa de glucose aumente rapidamente. Ela é uma comida que consegue equilibrar gorduras, proteínas e carboidratos. De fato, é uma comida saudável para todo mundo, apesar do fato de ser bastante calórica!

Com o alto índice de proteína e gordura, a pasta acaba deixando você satisfeito por mais tempo e assim acaba consumindo menos calorias, e não mais. (Justamente o oposto das coisas bem doces).

  • Tem muito cálcio, manganês, cobre, ferro e zinco, minerais fundamentais para a saúde. SONY DSCVocê ficará surpreso em saber que tem muita vitamina C, B (B2, B1, B15, B3 e B5), E e K.
  • Uma das grandes vantagens de comer esta pasta é que ela contem 20 aminoácidos, que são essenciais para a vida. Ela é especialmente rica em triptofano, fenilalanina e tirosina, que possivelmente ajudem a combater o estresse, a insônia e a depressão.
  • O azeite e tahine são gorduras saudáveis que ajudam a prevenir o acúmulo de colesterol ruim (LDL) no sangue.
  • O alho e suco de limão são antioxidantes e melhoram a sua imunidade natural.

Eu comprei, no supermercado, pasta de grão de bico (homus ou patê de grão de bico) e gostei, mas nunca imaginei que eu poderia fazer em casa. Estava lendo um livro de receitas, e a mulher explicou que era muito fácil. Comprei o grão de bico e pretendia fazer a pasta um dia… Aí no domingo minha amiga fez e levou para um lanche na Igreja. Coitada dela. Imediatamente comecei a fazer perguntas, pedindo a receita e as orientações dela. Ela me ajudou muito, até explicando como fazer o grão de bico na panela de pressão. Ela me mandou a receita (obrigada, Zélia Monteiro!) e eu modifiquei um pouco, mas basicamente é a receita dela.

Ingredientes
3 colheres de sopa de tahine (Pasta de gergelim. Não me aventurei em fazer ainda, mas não deve ser difícil).
Suco de um limão
5 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho amassado
1 pitada de cominho
Sal a gosto
300g de Grão de Bico cozido
2-3 colheres de sopa da água usada para cozinhar o grão de bico.SONY DSC

Procedimento
1. Cozinhe o grão de bico. Eu deixei de molho em água a noite toda. Joguei fora essa água. Cozinhei na panela de pressão por 30 minutos e ficou no ponto.
2. Descasque o grão de bico depois de esfriar um pouco. Isso é que foi chato e demorado. Pelo menos uma pessoa na Internet afirmou que  é desnecessário. A próxima vez vou experimentar fazer sem retirar a pele fina. Dizem que a pasta fica um pouco mais cremosa, descascando-se o grão, mas depois de 30 minutos descascando o grão, eu já estava disposta a aceitar uma pasta menos cremosa!SONY DSC
3. Coloque o tahine e o suco de limão no processador (ou liquidificador) e bata até ficar homogêneo. (Passo importante!)SONY DSC
4. Acrescente o azeite, alho, cominho e sal. Comecei com 1/4 colher de chá de sal, mas depois coloquei mais sal. Isso realmente é uma questão de gosto. Bata tudo junto.
5. Acrescente o grão de bico, e bata até ficar homogêneo. Se ficar seco, acrescente água. Eu tive que colocar água duas vezes até ficar bem cremoso.SONY DSC

Fácil, não é? Bem mais nutritivo do que a pasta industrializada. Bem mais gostoso. Bem mais barato. Eu só fiquei preocupada que acabei com muita pasta. O que fazer com ela? Pesquisei e descobri que é possível congelar a pasta. Coloque num pote com um pouco de azeite por cima. Feche bem (retirando todo o ar) e congele por até um mês. Para descongelar, coloque na geladeira. É possível que seja uma separação dos líquidos ou óleos e neste caso, só precisa mexer um pouco. Também li que a pasta não fica tão cremosa depois de ser congelada, mas não isso não estraga o sabor. Não congelei ainda, mas pretendo fazer isso. Eu gosto de comer a pasta em pão árabe, mas pode comer puro, ou como um substituto para maionese. Tem outras sugestões?SONY DSC

Sobre Peggy

Sou uma americana que adotou o Brasil como o país do meu coração.
Esse post foi publicado em Receita, Saúde e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Pasta de Grão de Bico (Homus)

  1. Hummus é delicioso!!! Amo demais.
    Quando faço em casa acrescento sabores. Jalapeño, cayenne pepper, roasted garlic, etc. Praticamente qualquer coisa que goste pode acrescentar para variar os sabores. Hummmmm

    http://escolhavegancosmeticos.wordpress.com/

Deixe um comentário