Desodorante Caseiro

Já sei o que está pensando! Por que alguém faria seu próprio desodorante quando é tão mais fácil comprar o produto na farmácia da esquina?

1. Primeiro, eu tenho pele sensível demais e minha pele é super-irritada nas axilas. Nem sempre posso usar desodorante, porque há dias que dói demais. Descobri, porém, que ao diminuir o uso de antitranspirantes, começo a transpirar menos! O mau cheiro também diminuiu. Isso me deixou curiosa. O que estava acontecendo? Parece que os antitranspirantes não estavam fazendo bem para mim. Comecei a ler e descobri que realmente não fazem bem, mesmo.

parabenos2. Chegamos, então à segunda razão: os ingredientes em desodorantes industrializados. Leia a lista: alumínio, parabenos, propilenoglicol, ftalatos, triclosano, etc. Estes produtos químicos são potencialmente perigosos. Eu sei que o desodorante contém apenas o nível permitido pela lei (que para mim não é nenhuma garantia de que seja seguro), mas o problema é que estes ingredientes estão no xampu, no creme, no sabonete, nos perfumes, etc., com o resultado que estamos usando MUITO mais do que é seguro. Eu sei que não estamos “ingerindo” estes produtos, mas você sabe que o que é aplicado à pele é absorvido pelo corpo. A pele é o maior órgão do nosso corpo – e assim como nós somos tão cuidadosos para observar o que comer e ingerir, devemos monitorar o que entra em contato com a nossa pele. Quando posso comprar ou confeccionar produtos sem estes químicos, vou fazer isso para minha própria saúde.

 Por estas razões, resolvi experimentar desodorante caseiro. Não vou entrar em detalhes sobre as experiências que não deram certo. Algumas sugestões rejeitei por achar nojentas. Outras simplesmente não funcionaram. Alguns meses atrás, achei uma receita que funcionou bem, mas depois de alguns dias de uso, fiquei com uma coceira terrível. Que decepção! Mais pesquisa!

Descobri que minha pele super hiper sensível não gostava do uso de bicarbonato de sódio e talvez de Maizena. Achei receitas alternativas, mas tudo com ingredientes difíceis de achar ou bem caros. Finalmente achei uma receita bem barata, simples e fácil de fazer. Fiz. Adorei o cheiro. Foi fácil aplicar, e todos os ingredientes são seguros (aliás, todos os ingredientes podem ser ingeridos!). Estou usando, e está funcionando. Lembre-se: estamos em pleno verão no Rio de Janeiro. Funcionou nos dias com mais de 35o! Até agora não irritou minha pele. Então, vamos lá, porque eu sei que você está doido para fazer o seu próprio desodorante também.SONY DSC

 Ingredientes

1/3 xícara óleo de coco

1/3 xícara de polvilho doce

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (esta quantidade mínima não irrita minha pele, mas de fato a receita original pede 2 colheres)

10 gotas de óleo essencial de laranja doce *

5 gotas de óleo essencial de canela*

 Misture o polvilho e o bicarbonato com o óleo de coco. Acrescente o óleo essencial escolhido. Devia formar uma pasta, mas aqui no Rio o óleo de coco fica líquido no calor. O desodorante parece cola branca. Coloque a mistura numa jarra de vidro. Eu, porém, tinha este pote gracioso que guardo há muito tempo. (É o pote de Altoids, um doce americano). O pote é o tamanho perfeito, e por isso resolvi usar, mas acho que vou usar um vidro no futuro. Comecei a pensar… este pote deve ser de alumínio, um dos ingredientes que estou querendo evitar! Eu guardei a mistura na geladeira e solidificou em pouco tempo. Se estiver com pressa, pode colocar no congelador por 20 minutos.SONY DSC

Ao usar, ele derrete imediatamente ao entrar em contato com a pele. Não é necessário usar muito. O óleo do coco é absorvido pela pele rapidamente e não mancha a roupa (pelo menos não manchou minha roupa). Não estou achando muito legal ter que ir a cozinha para aplicar o desodorante, mas até o tempo refrescar, é isso mesmo que vou fazer. Eu sei que é possível usar um pouco de cera de abelha na mistura para ficar mais sólido, mas já fiz esta experiência, e não gostei muito.

Estou me sentindo bem cheirosa, estou fazendo uma economia danada e não tenho mais coceira! Está convencido? Compartilhe sua experiência com desodorante também, se tiver coragem.

oleo-essencial

 * A escolha de óleo essencial é uma questão de gosto. Eu gostei da mistura de laranja doce e canela. O meu óleo preferido, de hortelã, seria muito forte. O recomendado é lavanda e melaleuca (tea tree), mas não gosto muito destes cheiros. Acho que o óleo essencial de alecrim com gerânio deve ser bem interessante também. Eu tenho um estoque grande de óleo essencial, mas talvez você possa comparar os preços e escolher aquele que tenha um preço mais acessível. Por favor, não use nenhum perfume na sua fórmula! Use óleo essencial, que é saudável e também tem certas propriedades antibacterianas. 

Sobre Peggy

Sou uma americana que adotou o Brasil como o país do meu coração.
Esse post foi publicado em Beleza, Green, Receita e marcado , . Guardar link permanente.

10 respostas para Desodorante Caseiro

  1. Vania disse:

    Amei a receita vou tentar fazer, só não sei onde comprar óleos essenciais, ou sites seguros de compras.

  2. Társila disse:

    acabei de fazer a receita, quando usar volto aqui pra contar!

  3. Flavia disse:

    Parece interessante… Precisa esquentar na panela para fazer a mistura dos ingredientes?

    • Peggy disse:

      Flávia,não é necessário esquentar tudo na panela. Só precisa verificar que o óleo de coco seja líquido. No inverno, este óleo pode ficar sólido, porque abaixo de 22 graus, ele fica sólido mesmo. Aí, será necessário esquentar o óleo ou no microondas por alguns segundos, ou numa jarra de vidro dentro de água quente. Eu evitaria colocar diretamente na panela no fogão para não “fritar” o óleo (embora óleo de coco não perde suas qualidades boas ao ser esquentado).

  4. suely disse:

    Fiz p meu marido e ele n quer outro desodorante, pq nao estava se dando bem com os industrializados.Ele chegou a comprar até um q custou mais de R$40,00 reais indicado pelo medico e n obteve resultados. Ele n vive mais sem o desodorante caseiro. Ah,eu coloco oleo de tea tree e qdo tem, o de lavanda(algumas gotinhas). Obg. pela receita.

    • Peggy disse:

      Seu marido gostou, Suely? Meu não, mas já encontrei um outro receita que é feito como “spray” (borrificador?), que não é cremoso. Ainda vou fazer e se der certo, vou compartilhar.

  5. suely disse:

    Oi, peggy, no começo ele ficou meio cismado de usar, mas depois q percebeu q o desodorante n deixa mau cheiro na pele nem na roupa (já q os industrializados manchavam suas camisas) e olhe q ele aplica só pela manhã e a noite qdo chega do trabalho. Tomara q o seu spray dê certo e possa compartilhar conosco.Te admiro muito pois está sempre em busca de produtos mais naturais para utilizar. Ah, a proposito gostei das dicas de uso do pó de café. Fica com Deus.

    • Peggy disse:

      Suely, estou em busca de produtos mais naturais, sim. Nem sempre é tão fácil. Tenho uma porção de livros e blogs que leio, mas às vezes as sugestões não funcionam ou não são práticas. Já que estou experimentando e descubrindo o que funciona, resolvi compartilhar. A parte mais complicada é lembrar de fotografar e também anotar as receitas, bem como ter a disciplina de escrever os detalhes. Mas confesso que a jornada tem sido divertida!

Deixe um comentário

